Bicicleta carbono Compra

Suspensão Lefty: Curiosidades, as vantagens e diferenças

Suspensão Lefty

Queridinha de grande parte dos ciclistas, a suspensão Lefty vem se destacando por sua eficiência. Como sustenta a bicicleta de um único lado, ela acaba sendo mais rígida que a maioria de dois lados – embora possa parecer estranha.

Desde o ano de 2000 no mercado, a Cannondale Lefty foi a pioneira em suspensões “esquerdistas”. E devido a sua assimetria e desenvolvimento físico, ela sempre chamou muito a atenção dos apaixonados por bicicleta.

Quando o assunto é mountain bike, esse tipo de acessório é quase unanimidade. E a verdade é que a maioria dos que testam a suspensão são surpreendidos por sua performance – mesmo os mais descrentes nessa tecnologia.

Não importa o que você pensa do Lefty, seus olhares vão imediatamente se voltar para uma suspensão dessa quando ela passar pela sua frente. Quanto mais você olha, menos ela faz sentido, não é mesmo?

História da suspensão Lefty

De acordo com Clive Gosling, um dos criadores da suspensão Lefty, a ideia de um design tão radical veio da necessidade do próprio mercado. E, como a americana Cannondale sempre foi pioneira em vários aspectos, não poderia ser diferente.

Com a popularização das viagens de bicicleta, vieram os modelos de suspensão Moto FR (Freeride) e Headshok, em 1998. Eram dois estilos “turbinados”. O grande problema no entanto, era que pesavam uma tonelada – quase que literalmente.

Para encontrar uma solução mais prática, a empresa testou cortar a parte inferior na metade, derrubando um parafuso na perna suspensa. E foi assim que nasceu a suspensão Lefty, em 2000.

E, em quase 20 anos no mercado, a Cannodale tem o orgulho de dizer que nunca foi registrado nenhum caso de torção ou quebra. E olha que, pela popularidade da suspensão, poderia ser um problema comum.

Hoje, nenhuma outra marca pode produzir suspensões apenas do lado esquerdo – especialmente com o nome Lefty. Como criadora desse modelo, a Cannondale tem a patente total da “fórmula”, o que garante o monopólio.

Mas você sabe as principais vantagens desse acessório? Vamos te explicar passo a passo quais os benefícios – e algumas desvantagens também. E comparemos essa com uma suspensão normal para que você entenda as principais diferenças.

Vantagens da suspensão Lefty

Existem diversos pontos positivos para quem usa a suspensão de lado esquerdo. Por exemplo, as suspensões convencionais têm um pouco de atrito estático antes de começarem a funcionar, o que não é um problema para a Lefty.

Ter uma suspensão convencional com uma perna não funcionaria, já que ela ficaria presa. O fato de ter uma suspensão com duas pernas com suporte é um excesso e peso desnecessário.

Além disso, podemos apontar outros prós, como:

• O mais alto nível de desempenho, com design um pouco diferente da norma; Amortecedor e mola altamente ajustável;
• Baixa energia de ativação;
• Mais rigidez, devido ao fato de a parte de cima estar presa a uma suspensão downhill de dupla coroa;

• O eixo da roda é junto com a parte de baixo, o que garante mais resistência do que o eixo de liberação rápida. É o mesmo design de carros, em que a roda não tem suporte do outro lado.
• Funciona com quase o mesmo atrito quando exposta a cargas laterais pesadas;
• A leveza é outra marca dela. A suspensão Lefty mais pesada ainda pesa menos do que a de carbono mais leve de 2 pernas.
• Você pode substituir o pneu sem remover a roda.

Desvantagens da suspensão Lefty:

• Custos mais elevados – tanto para aquisição quanto manutenção;
• Modelos de Lefty antes de 2013 não são selados, tendo os rolamentos logo abaixo de uma proteção de borracha. Isso exige manutenção quase constante.
• Aqueles modelos lançados depois de 2013 têm a perna selada com borracha e rolamentos mais adiante, sem contar que um deles é, o que permite uma manutenção semelhante a de suspensões normais;
• A manutenção da Lefty costuma ser mais complicada que a de uma suspensão normal, já que você precisa de algumas ferramentas especiais e sua montagem é um pouco complexa.

 

E a suspensão Lefty Supermax?

A Cannodale lançou ainda outra versão da suspensão Lefty. É a Supermax, voltada para viagens mais longas e bicicletas de trilha mais potentes. As pernas com maior diâmetro a tornam muito mais eficazes.

Seu amortecimento também é muito mais avançado e vale a pena para os ciclistas mais aventureiros.

Concluindo…

Se você ainda tem dúvidas sobre a suspensão lefty, deve pensar que vai encontrar nela um acessório mais forte e rígido. É como se você estivesse entrando em um carro ou avião – o projeto é bem semelhante!

Então, basta pedalar, que você vai ver como vai ser mais fácil fazer um bom e longo passeio em terrenos variados. Depois de cinco minutos, você nem vai perceber que a suspensão tem só uma perna.

www.prosportbike.com.br